No país das múmias

Histórias de 3 anos com múmias, faraós e muitas pirâmides!!!

Friday, June 08, 2007

Vale dos Reis

O meu segundo dia de viagem pelo Sul do Egipto começou bem cedo e às 7h da matina já estava no famoso Vale dos Reis.

Neste vale já foram descobertas até hoje 62 sepulturas de faraós da antiguidade. A última descoberta foi a do túmulo de Tutankhamon, por parte de historiador inglês ao fim de mais de 3 anos de investigações. Esta descoberta foi pedida por um milionário estrangeiro e apenas aconteceu no momento em que este milionário, cansado de investir a sua fortuna nesta investigação, decidiu mandar o historiador de volta a casa. Este, ao arrumar a sua bela trouxa, descobriu finalmente o túmulo que tanto procurava. A explicação para a descoberta ter ocorrido mesmo no términos da sua investigação é simples: ele estava "alojado" mesmo por cima do túmulo...logo, se não tivesse saído dali, bem poderia lá passar o resto da sua vida que jamais descobriria o que quer que fosse.

O engraçado deste vale é que há várias décadas que muitos historiadores tentam descobrir mais e mais túmulos. Já foram vários que após várias descobertas dizem que de certeza que não haverá mais nenhum túmulo nesta área. Mas a verdade, é que anos mais tarde acaba por aparecer sempre alguém que os desmente e faz mais umas descobertas histórias. Como tal, não é de admirar que nos próximos anos venhamos a ter notícias de mais uns "buracos" da antiguidade escavados nesta zona...

Uma questão me levantava dúvidas: porque razão todos os faraós construíam os seus túmulos na mesma área, se a sua ideia era estes serem construídos num local escondido e de muito difícil acesso para não serem alvo de saques? Segundo o guia que nos acompanhou, esta foi a zona escolhida por o topo deste conjunto de pequenas montanhas ter a forma de uma pirâmide (vejam na foto abaixo), e também por ao contrário do normal em que quando entramos dentro das rochas a temperatura começa a baixar de forma considerável, este tipo de rocha manter sempre uma temperatura bastante quente o que permitia a conservação dos túmulos por muitos e longos anos.

Não tenho fotos dos túmulos, já que é algo expressamente proibido, mas digo-vos que é realmente impressionante a forma como aqueles que visitei mantêm as cores e os desenhos praticamente intactos nas suas paredes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home