No país das múmias

Histórias de 3 anos com múmias, faraós e muitas pirâmides!!!

Sunday, October 15, 2006

Alex in Ramadan

Para quem conhece o ritmo de Alexandria, sabe perfeitamente que esta é uma cidade onde carros e pessoas na rua é algo que não falta em nenhum minuto do dia (ou da noite).

No entanto, nesta época de Ramadão, chegados por volta das 18h, dificilmente (para não dizer de forma impossível) encontramos alguém a passear...É para mim bastante difícil explicar isto para alguém que nunca tenha passado um Ramdão num país árabe mas, de facto, no primeiro dia em que assisti a isto fiquei de tal maneira surpreso por ser a única pessoa na rua, que não hesitei em continuar de carro a passear pela cidade...

Todas as pessoas se sentam para comer em casa ou em qualquer restaurante (a esta hora é impossível arranjar um lugar vago num restaurante sem marcação), esperam pela hora marcada para poderem começar a trincar qualquer coisa (estes minutos de espera devem ser os mais dolorosos do dia, já que esperam com a comida literalmente à frente dos olhos) e depois...devoram tudo o que apareça à frente, de preferência doces, muito doces mesmos!

Passado cerca de meia hora do Iftar, nome pelo qual é designada a primeira refeição depois do pôr-do-sol, muitas pessoas saem de suas casas, nomeadamente para irem rezar para a mesquita...e ai a confusão à porta da mesquita é total, com 3 ou 4 filas de carros estacionados na marginal. Inacreditável!!!

No final do Ramadão prometo um post mais pessoal com a minha opinião sobre o Ramadão, sobre a forma como as pessoas o vivem e o que isso representa para todo o povo muçulmano...por agora deixo uma foto um pouco escura) da minha rua às 18h e do Carrefour uns minutos antes...completamente vazios!


2 Comments:

At 8:56 PM, Anonymous Anonymous said...

É, de facto, impressionante ... para quem já viu essa rua ao vivo custa a acreditar ....

 
At 9:37 PM, Anonymous Anonymous said...

Não te esqueças que prometeste um post sobre o Ramadão quando estes terminasse. Estamos à espera. Beijos,

 

Post a Comment

<< Home