No país das múmias

Histórias de 3 anos com múmias, faraós e muitas pirâmides!!!

Friday, May 26, 2006

Sampa - a tragédia vivida à distância

Apesar de já ir um pouco desfazado no tempo, não queria deixar passar toda a violência a que assistimos sem um referência no meu blog.

O Brasil no geral, mas especialmente São Paulo, marcaram-me muito. Tirando toda aquela parte natural por ter sido a minha primeira experiência profissional fora de Portugal, por me encontrar a viver sozinho, por estar a viver num lugar do qual eu não conhecia nada...fiquei marcado pelas diferenças económicas e sociais que diariamente encontrava.

Em Sampa é tão fácil encontrar um Mercedes como um carro com mais de 30 anos a cair de velho. Podemos encontar discotecas em que se pagam mais de 80 euros para entrar e na porta ao lado só se pagar um ou 2 reais. Restaurantes com preços superiores a 150 reais e na rua atrás o boteco onde se jantava por 5.

Toda esta diferença acaba por ter consequências graves e que ainda são maiores se pensarmos que estamos num país em que impera a corrupção, em que o poder político apenas finge querer mudar qualquer coisa e em que o facto de haver cerveja e samba já deixa contentes muitos milhões de pessoas. Não interessa se estão a ser roubadas ou prejudicadas...desde que possam disfrutar um pouco da alegria natural brasileira.

Quando existe algum acontecimento que faz mudar um pouco a ordem normal das coisas, o barril de pólvora em que o Brasil está transformado...explode!!! O que se passou há uma ou duas semanas atrás foi, simplesmente, o mostrar de todo o poder que os criminosos conseguem ter naquela terra. Mataram quem quiseram, destruiram o que lhes apeteceu e acabaram a "guerra" quando foi essa a sua vontade.

Felizmente, dos muitos amigos que por lá tenho, todos ficaram bem. Mas eu fiquei triste por sentir que um país que tem tudo para ser dos melhores do mundo, continua (e continuará) nas mãos de pessoas sem carácter e sem interesse em mudar as coisas.

Penso que o que assistimos foi apenas o primeiro episódio de uma telenovela que ainda vai durar algum tempo...esperemos pelos próximos.

3 Comments:

At 10:10 PM, Anonymous Anonymous said...

O que será necessário acontecer para os homens verem que a vida pode ser uma beleza ....?

 
At 6:18 PM, Blogger Paulo said...

Quando não há vontade...não há milagres. Só quando os ricos perceberem que serão capazes de viver melhor se derem condições para oportunidades mais justas para todos os brasileiros é que poderá haver alguma mudança. Mas como bem sabemos, este dia ainda é longínquo.

 
At 4:16 AM, Blogger Marcelo said...

Nuno, q Ramsés II o proteja!
Ô Cumpadi, já tava pra deixar um recado há um bom tempo, mas desde janeiro q andava debaixo d chicote no CADE e só no dia 24 consegui me livrar e começar a planejar a minha viagem.

Em relação à São Paulo, não se preocupe: os líderes do PCC compraram várias televisões d plasma d 42 polegadas para ver a Copa. É sério. Depois do q eles fizeram, as "autoridades" acharam melhor não contrariar. Só tenho medo d eles ficarem chateados caso o Brasil perca a Copa. Aí acho q voltaremos a ter problemas...

Grande abraço,
Eu

 

Post a Comment

<< Home