No país das múmias

Histórias de 3 anos com múmias, faraós e muitas pirâmides!!!

Wednesday, April 19, 2006

Uma visita às Mesquitas

Esta semana recebi a visita da minha irmã. Além de ser sempre um motivo de felicidade receber os amigos e familiares quando estamos fora do nosso país, também nos “obriga” a fazer coisas diferentes daqueles que fazemos (ou não) quando estamos sozinhos.

Assim aproveitei este fim de semana para uma voltinha de turista pela cidade: Montaza Garden, Mancheia, Biblioteca de Alexandria e…Mesquitas!

Pois é, coisa que não falta nesta terra são mesquitas. Existem muitas e em todo o lado. De Alexandria não sei o número mas no Cairo podemos encontrar mais de 1500, o que dá uma média de cerca de 5 mesquitas por dia, ou seja, o ideal para as rezas diárias dos egípcios.



Até agora, nunca tinha entrado numa mesquita, apesar de, já há algum tempo, passar várias vezes perto delas. Tudo começou em Lisboa onde, por muito tempo, trabalhei lado a lado com a Mesquita em São Sebastião. Quando vim para o Egipto aterrei no Cairo e tive de fazer, de carro, a viagem até Alexandria. Nessa viagem, feita pela Estrada do Deserto, as vistas que temos são, realmente, de deserto excepção feita a diversas mesquitas que se encontram ao longo da estrada para possibilitarem aos condutores as paragens necessárias em horários de reza. Inclusive todos os Centros Comerciais têm mesquitas e, por exemplo, na hora de almoço da minha visita às Pirâmides de Gizé lá ouvi a pergunta do Mohamed se eu me importava que ele fosse rezar durante 5 minutos…

Esta semana, no entanto, tive o privilégio de entrar numa mesquita. Como estava acompanhado de uma egípcia e da minha irmã, o guarda da mesquita acedeu à nossa entrada mas, sem antes, nos obrigar a tirar os sapatos (hábito normal) e pedir à Susana para tapar a cabeça com um véu.

A mesquita em que entrei era bastante grande. No topo está algo parecido com um altar e que representa a direcção de Meca para a qual todos os muçulmanos devem rezar. O chão é de alcatifa com áreas definidas para cada pessoa. O mais estranho, ou não tanto, é existirem áreas diferentes para homens e mulheres. O esquema é o seguinte: o espaço “normal” da mesquita é para os homens e existe uma área mais reservada para as mulheres…algo que me parecia mais uma prisão, pois é feita com o objectivo de impedir os olhares dos homens para as meninas com o rabo virado para o ar…

Cada reza dura entre 5 a 10 minutos. No entanto em alturas de festa como o Ramadão pode estender-se por horas. Semanalmente, a 6ª feira é o dia preferencial para as rezas (nomeadamente uma que se realiza ao meio-dia) e é interessante de se ver que cerca de 15 minutos antes da reza começamos a ouvir alguém a “cantar” (ler o Corão) em todo o lado e as pessoas vão rapidamente desaparecendo…ou seja, hora ideal para ir às compras, não fossem as lojas também estarem fechadas!!!

Para os menos conhecedores as rezas, além de se realizarem viradas para Meca, também se caracterizam por as pessoas se ajoelharem e baterem com a cabeça no chão…por isso não é de espantar ver muitas pessoas com marcas na testa, algumas até com pensos curativos! Manias árabes…

3 Comments:

At 10:17 AM, Blogger Paulo said...

Tu é que devias andar com uma burqa lá dentro da mesquita!!

 
At 10:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Rico mano...
Gostei de ver a mesquita, beijocas

 
At 3:20 AM, Blogger laranjeiro said...

assim é que é , de 4 ehehe

 

Post a Comment

<< Home