No país das múmias

Histórias de 3 anos com múmias, faraós e muitas pirâmides!!!

Monday, April 03, 2006

Cairo

Depois de uma noite bem passada aqui em Alexandria, num bar sem mulheres com véu e com cerveja com álcool à venda, em que acabei por me deitar tardíssimo (já passavam das 3 da manhã…uma loucura), às 8h30 já estava pronto a arrancar para o Cairo com o meu amigo egípcio Mohamed (um nome muito original por estas bandas).

A primeira risada do dia surgiu logo em Alexandria: ao ir buscar o Mohamed a casa, ele aparece-me com uma camisola oficial do SPORTING!!! Grande egípcio este que apesar de só ter passado 3 meses em Portugal soube escolher bem o que o país tem de melhor.

Começando a nossa viagem de duzentos e poucos kilometros pela Desert Road (a auto-estrada Cairo – Alexandria) tivemos de pagar a portagem logo na entrada. O preço: a módica quantia de 2 egipcian pounds (menos de 30 cêntimos de euro).

A viagem pode ser completamente tranquila, pois numa 6ªf de manha não é suposto encontrar muitos carros pelo caminho, e os 200 kms são literalmente em linha recta pelo meio do deserto. Só duas questões perturbaram o meu sossego: ser mandado parar por 3 vezes pela polícia e o facto de o meu carro ter um apito irritante que dispara sempre que passo dos 120 kms/h (próximo objectivo: desactivar esta me%&$).

Mesmo na entrada do Cairo aparece do lado direito a única das 7 Maravilhas do Mundo ainda existentes: as famosas Pirâmides de Gize!!! São de facto monumentos espectaculares, mais ainda se pensarmos que foram construídas há milhares de anos atrás e sem a ajuda das tecnologias dos dias de hoje.

Como estamos no Egipto, a terra da confusão natural, a entrada nas pirâmides não poderia fugir à regra: fiquei sem perceber se se paga ou não (apesar de eu ter pago 40 libras); fiquei sem entender se o carro pode entrar ou não (mas eu entrei com o meu), e também não compreendi o que alguns 20 ou 30 gaijos vieram falar comigo (mas a todos respondi “la la la”, ou seja “não não não”). O resto da história das pirâmides guardarei para um novo post pois acho que algo tão importante e monumental merece uma reflexão mais profunda.

Depois de cerca de 2 ou 3 horas de visita continuei para dentro do Cairo. É sem dúvida uma cidade gigantesca, cerca de 16 milhões de habitantes, transito caótico, confusão total…fez-me recordar muito São Paulo!!!



Depois de um almoço retemperador na Margem do Nilo (foi MacDonald´s mas isso não interessa nada), seguiu-se um passeio de barco pelo rio. A coisa estava para ser meio abichanada (só eu e o Mohamed num barco que dava ai para 50 pessoas) mas felizmente lá apareceram 7 egípcios bem animados para nos fazerem companhia. A viagem em si não foi nada de especial (dizem que de noite vale bem mais a pena), mas sempre posso dizer que já naveguei pelo Nile River.


Como os tugas andam por todo lado, a meio da tarde fomos ter com uma portuguesa que se encontra a viver no Cairo há 3 anos e meio. É sempre agradável poder falar um pouco em português sem ser questões relacionadas com trabalho e, ainda mais, com alguém que tem uma grande experiência de vida no Egipto. Acabámos por ir os 3 dar uma volta num dos mercados mais conhecidos da cidade, o Khal El Khalili, um espaço gigante, cheio de pessoas a vender e a comprar coisas, um local onde o negociar o preço é realmente obrigatório.


Um pequeno parêntesis para vos dizer que, como é habitual nas minhas viagens, o mau tempo persegue-me, e então começou a chover no Cairo, uma cidade onde chovem uns 5 dias por anos!!! Como já era noite e ainda tinha uma viagem de regresso a fazer, foi a maneira de apressar o meu regresso a Alexandria.

Apesar de curta, esta viagem foi realmente agradável, pois serviu para desanuviar do ambiente de Alexandria (que é bom…mas é sempre o mesmo), esquecer um pouco o trabalho e conhecer um pouco mais do país. Espero repetir estes passeios mais vezes pois Luxor, Hurghada, Sharm el Sheikh merecem uma visita.

4 Comments:

At 5:36 PM, Blogger Paulo said...

Passeio de barco abichanado?? Onde é que eu já ouvi isto??

 
At 10:42 PM, Anonymous Anonymous said...

Spoooooorting!!!

Já tive o privilégio de visitar as pirâmides e concordo realmente que são algo de espectacular!!

Grande Abraço Santolas,

Kiko

 
At 4:00 AM, Blogger laranjeiro said...

ESTIVESTE ENTAO COM A ANA DAMASIO?

BAR ONDE HAVIA MULHERES SEM VEU??
COITADO JA ANDAS COM ALUCINAÇÕES

 
At 8:26 PM, Blogger Susana said...

vai a sharm el sheikh... talvez das melhores praias (num género meio resort) onde já estive!!!

 

Post a Comment

<< Home